sábado, 3 de julho de 2010

PERMANECER FIRME NA PALAVRA

Josué 14:6-15

"Dá-Me Este Monte ..."
Encontramos aqui um homem de 85 anos diante do líder Josué dizendo:"Dá-me este monte".
( Na foto ao lado, o centro da cidade HEBROM hoje)

Ele não se dirigia a Josué como um desválido que precisa de um pedaço de terra. Não como alguém excluído e infeliz, vemos um homem já avançado em idade, mas cheio de esperança. Um homem que vivia ao sabor de sua fidelidade a Deus e ainda estava disposto a ususfruir dos seus direitos.

Josué estava distribuindo as terras para os cabeças de tribos. Josué fora seu companheiro, igualmente ousado, obediente, fiel, por isso estava naquele posto de novo líder indicado pelo próprio Deus e substituindo a Moisés. Calebe não recebeu responsabilidade igual a Josué, mas isso não o diminuiu, não o abateu, não teve como ususrpação. Muitos de nós, que fazemos parte de uma equipe, sentimos inveja ao não sermos escolhidos para um posto importante, Calebe, devido ao seu caráter, sabia entender que a sua parte também veio de Deus e isso é o que lhe importava.

Eleazar e Josué, filho de Num, estavam distribuindo as terras herdadas aos cabeças das tribos. Naquele processo eles não iriam à casa de Calebe ou ao seu pai, por isso é que Calebe vai ao seu encontro e lembra a Josué um caso antigo de companheirismo e fé.

Js. 14.6 Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.
7 Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.
8 Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.
9 Naquele dia Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
10 E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11 ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse."

Calebe era filho de Jefoné, e chefe de uma das famílias de Judá, de onde procedeu Jesus.

Muitas vezes somos levados, em razão das dificuldades a que passamos, a esquecer o que Deus nos prometeu e que segundo as escrituras, então nos pertence. Outras vezes desistimos de ir atrás devido a ter de superar obstáculos, o caminho não estar desimpedido até chegarmos lá. Coisas assim podem acontecer tanto na vida material como também na vida espiritual. Muitos, depois de lutarem tanto por algo que lhes era importante conseguir acabam desistindo, e as vezes já estão bem perto de o conseguir.

Calebe tinha cerca de 40 anos quando foi comissionado por Moisés para num grupo de doze outros homens irem espiar a terra. Notem, que na relação de Números 13, não aparece o nome de Josué, mas no verso 16, se explica que a Oséias, v.8 que siginifica SALVAÇÃO, Moisés chamou de Josué, que siginifica Deus é Salvação. Esse moço foi o companheiro de Calebe, sendo que apenas estes dois moços tinham a mesma visão de posseção das bençãos de Deus. els tiveram uma Palavra de vida, e não de morte, de riquesa e não de pobresa, de vitória e não de derrota.

Agora, Calebe nos ensina com seu testemunho e perseverança. Um exemplo de fidelidade.
Aqui não vemos indícios de filosofia de vida, de idealismo ou de algo recebido por herança de seus pais, mas vemos claramente a sua fé e destemor das adversidades, a visão de um homem que aliou o que viu de promissor naquela terra às promessas de Deus para o povo que tirou da servidão do Egito. A terra prometida estava bem ali diante deles e era a hora de entrar nela para a possuir. Por isso, os seus moradores, fossem gigantes ou não teríam que sair e dar lugar aos novos moradores. Calebe tinha em sua mente o que faz a diferença. Quem falou foi o Deus todo Poderoso, Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus que operou milagres diante de Faraó e seus magos e desbaratou ao exército dos egípicios nas águas do mar Vermelho. O Deus que conduziu seus pais pelo deserto suprindo-os com alimento e água, o Deus presente a noite na tocha de fogo e ao dia os protegia do sol escaldante com a coluna de núvem era o mesmo que mandou Moisés dar-lhe parte da possessão naquela terra.

Calebe soube esperar o seu tempo e a sua hora. Nesse período, talves teve de lutar, teve dificuldades, teve alguém que veio lhe assoprar aos ouvidos que devesse abandonar a esperança, desistir, e se revoltar contra a liderança, enfim, ele teve exercícios suficientes para se manter firme na promessa e até mesmo ter de lutar por sua vida. Foram quarenta e cinco anos de espera e de sonhos, sonhos que seriam concretizados pela fé e a firmeza de caráter desse homem exemplar. Sonhos cultivados durante 45 anos estavam se tornando realidade em fé.

Certamente que Calebe teve motivos para desejar mais do que um monte, porém aquele monte era a sua promessa, era a benção especial, era por ele que permaneceu firme, forte e íntegro.

Calebe, também sabia que ao receber aquele monte ainda teria que lutar e se sentia renovado como a quarenta anos atrás, agora, mais do que antes ele estava pronto, pois o Deus de Israel cumpriu o que prometera, agora através de Josué.
Muitas vezes nós também somos levados a desistir de nosso alvo, de nossa benção prometida. Calebe esperou por muitos anos crendo que a receberia no seu tempo. Muitos sem paciência são tentados a vender, como Esaúl vendeu sua primogenitura, ou negociar a benção, adiantar o resultado fazer acordos e certamente acabam debaixo do domínio do inimigo.

A palavra de Deus para Josué no inicio de seu chamado valeu para Calebe, como vale para mim e você, Josué 1.7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.

A bíblia esta repleta de ensinamentos dados pelo próprio Deus, pelos profetas, por Jesus e pelos apóstolos. Deus nos mostra o seu agir na terra. Nos mostra a vida do homem sem Deus e do homem que pensa que tem a Deus e a vida do homem que vive de Deus e para Deus. É em exemplos como Calebe que somos edificados na nossa fé e aprendemos o valor de sermos fieis.

Vale a pena permanecer firme na fé, uma fé firmada na Palavra daquEle que não pode mentir, daquEle que é Eterno.

Deus te abençoe!
Pr. Orlando S. Cirqueira

Um comentário:

  1. Este seu texto me trouxe uma alegria no coração, me reviveu, adorei seu blog, parabéns pelo texto. Precisamos de post assim, o colocarei nos meus favoritos ok
    paz seja contigo e os teus.

    ResponderExcluir